A Nossa Missão

A nossa missão é apoiar os agentes decisores e fornecer soluções sustentáveis na conceção da mobilidade e do planeamento do território.

No decurso das relações com os nossos clientes defendemos o domínio do conhecimento, a consciência social e a capacidade de inovação e empreendedorismo, de forma a possibilitar um compromisso com a qualidade, seriedade e excelência. Privilegiamos ainda um contacto próximo entre todos os agentes envolvidos no processo.

Queremos estar na ponta do conhecimento e criar valor através da aplicação do conhecimento desenvolvido na comunidade académica.

Pretendemos ainda ser um espaço de trabalho onde os colaboradores desenvolvem processos de aprendizagem e especialização contínua, progredindo no plano profissional e pessoal e paralelamente indo de encontro à satisfação das necessidades e expectativas dos nossos clientes.

O Que Fazemos

A organização dos transportes e a ocupação do território estão na génese na TRENMO desde a sua constituição. O seu core business centrou-se no desenho de redes de transporte, embora nos últimos anos tenha vindo a alargar a sua abordagem de forma integrada com o território e na organização das várias componentes do sistema de mobilidade. Estas passam por questões tão diversas como a análise económica, as estratégias de mobilidade, os estudos de procura, a gestão operacional, a logística e ainda a organização empresarial. Em âmbitos mais intimamente ligados ao território e ao desenvolvimento local a TRENMO deu origem à SÍTIOS E MEMÓRIAS para projetos vocacionados tanto para territórios rurais como para espaços urbanos.

A experiência ao longo de mais de uma década em diversos projetos resultou invariavelmente de implementações que tiveram um impacto profundo para um conjunto alargado de pessoas. Por isso, temos vindo a ganhar experiência no acompanhamento da implementação das soluções que consideramos um dos elementos-chave para o alcance dos objetivos definidos e que muito tem vindo a contribuir para definir a imagem de marca da TRENMO.

As nossas ações assentam sobretudo na compreensão dos novos desafios relativos à mobilidade sustentável e na forma particular de abordar os problemas, desenvolvendo múltiplas ferramentas e metodologias para a sua resolução.

As ligações que mantemos com várias instituições científicas permitem-nos estar presentes em projetos inovadores no setor dos transportes e acompanhar as questões atuais nesta área do conhecimento.

A Nossa Equipa
Álvaro Costa

Doutorado pela Universidade de Loughborough (Reino Unido) e Mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa desde 1992. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 1985.

Ocupou entre 2008 e 2013 o cargo de diretor da Associação Comercial do Porto. Foi Diretor do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão de Transportes na FEUP entre 2003 e 2007. Para além do seu longo currículo de docente e investigador, foi consultor de numerosas entidades públicas e privadas. Entre 1997 e 2002 exerceu o cargo de administrador da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP, S.A.).

Atualmente é Professor Associado da FEUP e Vice-presidente da Associação Comercial do Porto. É o fundador da TRENMO e Presidente do Conselho de Administração.

Marta Martins

Licenciada em Geografia com especialização em Ordenamento do Território desde 2005, tendo em 2006 concluído a pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Em 2015 concluiu o curso Executivo de Gestão de Projetos da Católica Porto Business School.

Entre 2006 e 2007 coordenou a formação de SIG e GPS numa parceria entre a Proteção Civil do Porto e o Departamento de Geografia da FLUP (SIGEP). Em 2012 fez uma breve incursão na Direção-geral Enterprise and Industry da Comissão Europeia, em Bruxelas, no grupo de trabalho dos sistemas de navegação por satélite (EGNOS).

Desempenha funções como consultora em transportes e SIG na TRENMO desde 2007, onde tem participado em diversos projetos na área da mobilidade, sobretudo no âmbito da reestruturação de redes de transporte público.

Inês Bartolomeu

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2014 e licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto desde 2006.

Entre 2005 e 2012 colaborou em diversos gabinetes de arquitetura.

Desempenha funções como consultora na TRENMO, desde julho de 2013, em projetos ligados ao planeamento do território e à mobilidade.

Daniel Catalão

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território desde 2015 e licenciado em Geografia desde 2013 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

De setembro de 2014 a junho de 2015 desempenhou funções de monitor em disciplinas do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território na FLUP.

Desempenha funções de Analista SIG na TRENMO desde março de 2014.

Cláudia Moreiras

Mestre em Estatística Aplicada e Modelação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2005 e licenciada em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 2002. Conclui uma pós-graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e completou a parte curricular do programa doutoral em Ciências Empresariais na FEP.

De outubro 2003 a março de 2006 desempenhou funções de Técnica Superior de Laboratório de Ensaios Mecânicos no CATIM.

Integrou a TRENMO em 2006 onde é consultora de modelação e otimização de operações, tendo participado em inúmeros projetos de reestruturação de redes de transporte público, envolvendo as componentes de modelação e otimização de redes, bem como de tratamento de bases de dados.

Simão Portela

Mestre em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2008, tendo em 2016 concluído a certificação como Project Management Professional PMP-PMI.

Entre 2008 e 2011 colaborou com a TRENMO em estudos de procura, desenho de redes e análise/integração tarifária, tendo ainda promovido o desenvolvimento da plataforma CASTOR/4planning (software de gestão operacional). Após breve colaboração na Direção-geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, em Bruxelas, desempenhou funções de gestor de projeto informático na Amadeus IT Group, em França, durante 4 anos (entre 2012 e 2016).

Em janeiro de 2017 retomou a colaboração com a TRENMO onde desempenha funções de consultor em transportes.

Anita Pinto

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2018 e licenciada em Arquitetura Paisagista pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 2009.

Entre 2009 e 2013 desenvolveu projetos de desenvolvimento e planeamento urbano na Dirección General de Paisaje em Valência (Espanha), na OBR Open Building Research em Génova (Itália) e no Atelier Beco da Bela Vista.

Desempenha funções como consultora na TRENMO desde dezembro de 2016, trabalhando em projetos ligados ao planeamento e desenvolvimento territorial.

Catarina Costa

Licenciada em Engenharia e Gestão Industrial desde 2016 e aluna de Mestrado em Economia pela Universidade de Aveiro, ramo Economia da Empresa, encontrando-se atualmente em fase de conclusão.

Integrou a TRENMO em outubro de 2016, estando envolvida em avaliações económicas e financeiras de redes de transporte público, assim como em processos de candidatura a projetos internacionais.

Márcio Oliveira

Concluiu o mestrado integrado em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2017, com a dissertação de conclusão de curso na Câmara Municipal do Porto, no mesmo ano.

Integrou a TRENMO em novembro de 2017, estando envolvido em projetos de mobilidade e transportes, nomeadamente no estudo e desenho de redes de transportes públicos.

Tanya Valkanova

Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2018.

Em 2017 esteve integrada numa equipa que colaborou no projeto GPS Engenharia, promovido pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte e no mesmo ano concluiu o curso em BIM (Building Information Modeling) pela Universidade do Minho.

Desempenha funções de técnica de modelação e desenvolvimento de integrações entre sistemas na TRENMO desde setembro de 2018.

Melissa Gama

Mestre em Engenharia Civil na área do Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, pela Universidade de Coimbra desde 2011, tendo iniciado, no mesmo ano, o doutoramento em Sistemas de Transportes, com a tese intitulada Flood Emergency Logistics Management.

Entre 2009 e 2010 foi bolseira de investigação do INESC Coimbra, tendo concluído o trabalho de investigação com a dissertação intitulada Acessibilidade em Meio Urbano - Abordagem Espacial com Análise de Áreas de Influência e Trajectos em Redes, e Aplicação a um Caso de Estudo. Em 2016 foi formadora da Pordata, tendo no ano seguinte iniciado a sua formação profissional na área do Supply Chain como EU Supply Chain analista estagiária na Amazon, no Luxemburgo. Ainda em 2017 iniciou funções como Gestora e Analista do Planeamento da Produção na Science4you.

Integrou a TRENMO em dezembro de 2018, estando envolvida em projetos de mobilidade e transportes.

Sofia Oliveira

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território e licenciada em Geografia desde 2014 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Entre 2013 e 2015 foi Bolseira de Iniciação Cientifica no projeto MODRIS - “Suscetibilidade a processos hidrogeomorfológicos no Norte de Portugal: modelação matemática de base física e de base estatística”. Em 2014 colaborou ainda como monitora em disciplinas do Mestrado de Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território. Entre 2015 e 2018 integrou uma empresa de planeamento e desenho urbano, tendo participado em diversos projetos na área da mobilidade urbana sustentável de âmbito municipal e intermunicipal, nas diversas fases que os compõem, nomeadamente na definição da estratégia e elaboração de propostas.

Desempenha funções de Analista SIG, em diferentes projetos de mobilidade na TRENMO, desde dezembro de 2018.

Rui Castro

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 1998.

Entre 2006 e 2012 integrou a equipa de desenvolvimento da plataforma SAAS CASTOR na TRENMO, software utilizado pela gestão operacional de vários operadores de transporte coletivo. Entre 2018 e 2019 integrou a equipa de desenvolvimento da plataforma urbana do município do Porto na Associação Porto Digital.

Em março de 2019 retomou a colaboração com a TRENMO onde desempenha funções como analista programador.

Erza Raskova

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2018 e licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Pristina (Kosovo) desde 2016.

Colaborou num estúdio de arquitetura em Pristina, em projetos de arquitetura e planeamento urbano, entre outubro de 2015 e setembro de 2016.

Integrou a TRENMO entre outubro de 2017 e julho de 2018 e desde setembro de 2018 que colabora, sobretudo, em processos de candidatura a projetos internacionais.