A Nossa Missão

A nossa missão é apoiar os agentes decisores e fornecer soluções sustentáveis na conceção da mobilidade e do planeamento do território.

No decurso das relações com os nossos clientes defendemos o domínio do conhecimento, a consciência social e a capacidade de inovação e empreendedorismo, de forma a possibilitar um compromisso com a qualidade, seriedade e excelência. Privilegiamos ainda um contacto próximo entre todos os agentes envolvidos no processo.

Queremos estar na ponta do conhecimento e criar valor através da aplicação do conhecimento desenvolvido na comunidade académica.

Pretendemos ainda ser um espaço de trabalho onde os colaboradores desenvolvem processos de aprendizagem e especialização contínua, progredindo no plano profissional e pessoal e paralelamente indo de encontro à satisfação das necessidades e expectativas dos nossos clientes.

O Que Fazemos

A organização dos transportes e a ocupação do território estão na génese na TRENMO desde a sua constituição. O seu core business centrou-se no desenho de redes de transporte, embora nos últimos anos tenha vindo a integrar diversas componentes decorrentes da mudança de paradigma.

A abordagem da TRENMO evoluiu de forma integrada com o território e na organização do sistema de mobilidade, em questões tão distintas como a análise económica, as estratégias de mobilidade, os estudos de procura, a gestão operacional, a logística e ainda a organização empresarial. Em âmbitos mais intimamente ligados ao território e ao desenvolvimento local a TRENMO deu origem à SÍTIOS E MEMÓRIAS para projetos vocacionados tanto para territórios rurais como para espaços urbanos.

A experiência ao longo de mais de quinze anos em diversos projetos resultou invariavelmente de implementações que tiveram um impacto profundo para um conjunto alargado de pessoas. Por isso, a TRENMO tem vindo a ganhar experiência acumulada no acompanhamento da implementação das soluções que se considera um dos elementos-chave para o alcance dos objetivos definidos e que muito tem vindo a contribuir para definir a sua imagem de marca.

As ações assentam sobretudo na compreensão dos novos desafios relativos à mobilidade sustentável e na forma particular de abordar os problemas, desenvolvendo múltiplas ferramentas e metodologias para a sua resolução.

As ligações que são mantidas com várias instituições científicas permitem à TRENMO estar presentes em projetos inovadores no setor dos transportes e acompanhar as questões atuais nesta área do conhecimento.

A Nossa Equipa
Álvaro Costa

Doutorado em Economia dos Transportes pela Universidade de Loughborough (Reino Unido) desde 1996 e Mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa desde 1992. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 1985.

Ocupou entre 2008 e 2013 o cargo de diretor da Associação Comercial do Porto. Foi Diretor do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão de Transportes na FEUP entre 2003 e 2007. Para além do seu longo currículo de docente e investigador, foi consultor de numerosas entidades públicas e privadas. Entre 1997 e 2002 exerceu o cargo de administrador da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP, S.A.).

Atualmente é Professor Associado com Agregação da FEUP e Vice-presidente da Associação Comercial do Porto. É o fundador da TRENMO e Presidente do Conselho de Administração.

Marta Martins

Licenciada em Geografia com especialização em Ordenamento do Território desde 2005, tendo em 2006 concluído a pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Em 2015 concluiu o curso Executivo de Gestão de Projetos da Católica Porto Business School.

Entre 2006 e 2007 coordenou a formação de SIG e GPS numa parceria entre a Proteção Civil do Porto e o Departamento de Geografia da FLUP (SIGEP). Em 2012 fez uma breve incursão na Direção-geral Enterprise and Industry da Comissão Europeia, em Bruxelas, no grupo de trabalho dos sistemas de navegação por satélite (EGNOS).

Desempenha funções como consultora em transportes e SIG na TRENMO desde 2007, onde tem participado em diversos projetos na área da mobilidade, desde estudos de redes de transporte público, sobretudo em territórios de média e baixa densidade, a planos de mobilidade e transportes.

Inês Bartolomeu

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2014 e licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto desde 2006.

Entre 2005 e 2012 colaborou em diversos gabinetes de arquitetura.

Desempenha funções como consultora na TRENMO, desde julho de 2013, em projetos ligados ao planeamento do território e à mobilidade.

Daniel Catalão

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território desde 2015 e licenciado em Geografia desde 2013 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

De setembro de 2014 a junho de 2015 desempenhou funções de monitor em disciplinas do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território na FLUP.

Desempenha funções de Coordenador / Analista SIG na TRENMO desde março de 2014.

Cláudia Moreiras

Mestre em Estatística Aplicada e Modelação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2005 e licenciada em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 2002. Conclui uma pós-graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e completou a parte curricular do programa doutoral em Ciências Empresariais na FEP.

De outubro 2003 a março de 2006 desempenhou funções de Técnica Superior de Laboratório de Ensaios Mecânicos no CATIM.

Integrou a TRENMO em 2006 onde é consultora de modelação e otimização de operações, tendo participado em inúmeros projetos de reestruturação de redes de transporte público, envolvendo as componentes de modelação e otimização de redes, bem como de tratamento de bases de dados.

Simão Portela

Mestre em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2008, tendo em 2016 concluído a certificação como Project Management Professional PMP-PMI.

Entre 2008 e 2011 colaborou com a TRENMO em estudos de procura, desenho de redes e análise/integração tarifária, tendo ainda promovido o desenvolvimento da plataforma CASTOR/4planning (software de gestão operacional). Após breve colaboração na Direção-geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, em Bruxelas, desempenhou funções de gestor de projeto informático na Amadeus IT Group, em França, durante 4 anos (entre 2012 e 2016).

Em janeiro de 2017 retomou a colaboração com a TRENMO onde desempenha funções de consultor em transportes.

Anita Pinto

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2018 e licenciada em Arquitetura Paisagista pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 2009.

Entre 2009 e 2013 desenvolveu projetos de desenvolvimento e planeamento urbano na Dirección General de Paisaje em Valência (Espanha), na OBR Open Building Research em Génova (Itália) e no Atelier Beco da Bela Vista.

Desempenha funções como consultora na TRENMO desde dezembro de 2016, trabalhando em projetos ligados ao planeamento e desenvolvimento territorial.

Catarina Costa

Mestre em Economia, ramo Economia da Empresa, desde 2019 e licenciada em Engenharia e Gestão Industrial desde 2016 pela Universidade de Aveiro.

Integrou a TRENMO em outubro de 2016, estando envolvida em avaliações económicas e financeiras de redes de transporte público, assim como em processos de candidatura a projetos internacionais.

Márcio Oliveira

Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2017, com a dissertação de conclusão de curso na Câmara Municipal do Porto, no mesmo ano.

Integrou a TRENMO em novembro de 2017, estando envolvido em projetos de mobilidade e transportes, nomeadamente no estudo e desenho de redes de transportes públicos.

Erza Raskova

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2018 e licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Pristina (Kosovo) desde 2016.

Colaborou num estúdio de arquitetura em Pristina, em projetos de arquitetura e planeamento urbano, entre outubro de 2015 e setembro de 2016.

Integrou a TRENMO entre outubro de 2017 e julho de 2018 e desde setembro de 2018 que colabora, sobretudo, em processos de candidatura a projetos internacionais.

Tanya Valkanova

Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2018.

Em 2017 esteve integrada numa equipa que colaborou no projeto GPS Engenharia, promovido pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte e no mesmo ano concluiu o curso em BIM (Building Information Modeling) pela Universidade do Minho.

Desempenha funções de técnica de modelação e desenvolvimento de integrações entre sistemas na TRENMO desde setembro de 2018.

Melissa Gama

Doutorada em Sistemas de Transportes, desde 2022, e Mestre em Engenharia Civil na área do Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, desde 2011, pela Universidade de Coimbra.

Entre 2009 e 2010 foi bolseira de investigação do INESC Coimbra, tendo concluído o trabalho de investigação com a dissertação intitulada Acessibilidade em Meio Urbano – Abordagem Espacial com Análise de Áreas de Influência e Trajectos em Redes, e Aplicação a um Caso de Estudo. Entre 2012 e 2015 teve uma bolsa de doutoramento da FCT, tendo o trabalho de investigação dado origem à tese de doutoramento intitulada Flood Emergency Logistics Management. Em 2016 foi formadora da Pordata, tendo no ano seguinte iniciado a sua formação profissional na área do Supply Chain como EU Supply Chain analista estagiária na Amazon, no Luxemburgo. Ainda em 2017 iniciou funções como Gestora e Analista do Planeamento da Produção na Science4you.

Integrou a TRENMO em dezembro de 2018, estando envolvida em projetos na área da mobilidade e dos transportes, sobretudo na área do transporte flexível e na determinação de custos de operação de redes de transportes em territórios de baixa densidade.

Duarte Ferreira

Mestre em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 2020.

Integrou a TRENMO em janeiro de 2021, estando envolvido em projetos de mobilidade e transportes, nomeadamente no estudo e desenho de redes de transportes públicos.

Manuel Caldeira

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano na Faculdade de Engenharia, desde 2022, e Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, desde 2019.

Colaborou com diferentes ateliers de arquitetura tendo estado envolvido em projetos de levantamento, licenciamento e execução de obra.

Iniciou a colaboração com a TRENMO em fevereiro de 2021, participando em projetos no âmbito do planeamento e desenvolvimento territorial.

Anna Oliveira

Mestre em Ciências Computacionais desde 2016 e bacharel em Estatística desde 2014 pela UERJ (Rio de Janeiro, Brasil). Em 2016 iniciou o doutoramento em Sistemas de Transportes na Universidade de Coimbra, com a tese intitulada Evaluation and modeling of pedestrian behavior in the presence of electric vehicle.

Entre 2010 e 2011 foi bolseira no Programa Solução Estatística Júnior, a 1.ª empresa júnior de estatística do Brasil. De 2011 a 2012 foi bolseira de Iniciação Científica no projeto Reconhecimentos de Padrões de Tráfego. No final da bolsa participou, enquanto técnica em Estatística, durante 3 meses do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, de onde migrou para um estágio na Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal. Entre 2013 e 2016 integrou a equipa de Deal Advisory da KPMG Brasil, enquanto consultora de Transactions Services.

Integrou a TRENMO em março de 2021 como estagiária.

Catarina Sales

Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em julho de 2021, com a dissertação de mestrado na Lunds Technical University (Suécia) na divisão de Transport and Roads.

Integrou a TRENMO em março de 2021 estando envolvida em projetos de mobilidade e transportes.

Leonor Silva

Concluiu o mestrado integrado em Engenharia Civil, com especialização em Planeamento do Território e Transportes em 2022, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Integrou a TRENMO em março de 2022 estando a trabalhar como engenheira civil em projetos de mobilidade e transportes.

Rui Abreu

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento de Território desde 2018 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciado em Geografia e Planeamento desde 2016 pela Universidade do Minho.

Em 2017 ingressou como estagiário na CM de Vizela (Proteção Civil e Gabinete Técnico Florestal). Entre 2018 e 2021 desempenhou funções de Técnico Superior, com responsabilidades no Serviço Público de Transporte de Passageiros, em SIG e em Planeamento e Ordenamento do Território.

Desempenha funções de Analista SIG na TRENMO desde março de 2022.

Vanessa Rocha

Licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) desde 2021. Em 2019 participou no Programa de Intercâmbio na Universidade de Coimbra. Atualmente está a frequentar o Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 2021.

Trabalhou em ateliers de arquitetura no Brasil, estando envolvida em projetos executivos e de licenciamento. Trabalhou ainda na Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) no desenvolvimento de projetos para a criação e manutenção dos parques municipais.

Integrou a TRENMO em julho de 2022, estando envolvida em projetos de mobilidade e transportes.

Sofia Oliveira

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (MSIGOT) e licenciada em Geografia desde 2014 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Entre 2013 e 2015 foi Bolseira de Iniciação Científica no projeto MODRIS – “Suscetibilidade a processos hidrogeomorfológicos no Norte de Portugal: modelação matemática de base física e de base estatística”. Em 2014 colaborou como monitora em disciplinas do MSIGOT. Entre 2015 e 2018 integrou uma empresa de planeamento e desenho urbano, tendo participado em diversos projetos na área da mobilidade urbana sustentável e nas diversas fases que os compõem, nomeadamente na definição da estratégia e elaboração de propostas. No final de 2018 integrou a equipa da TRENMO como Analista SIG. No início de 2022 colaborou com a Domus Social, onde participou na conceção, atualização e implementação da informação cadastral da empresa, em SIG, num sistema integrado com a Câmara Municipal do Porto.

Em agosto de 2022 retomou a sua colaboração com a TRENMO como Analista SIG e na consultoria na área do território, transportes e mobilidade.