Álvaro Costa

Doutorado pela Universidade de Loughborough (Reino Unido) e Mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa desde 1992. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 1985.

Ocupou entre 2008 e 2013 o cargo de diretor da Associação Comercial do Porto. Foi Diretor do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão de Transportes na FEUP entre 2003 e 2007. Para além do seu longo currículo de docente e investigador, foi consultor de numerosas entidades públicas e privadas. Entre 1997 e 2002 exerceu o cargo de administrador da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP, S.A.).

Atualmente é Professor Associado com Agregação da FEUP e Vice-presidente da Associação Comercial do Porto. É o fundador da TRENMO e Presidente do Conselho de Administração.

Marta Martins

Licenciada em Geografia com especialização em Ordenamento do Território desde 2005, tendo em 2006 concluído a pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Em 2015 concluiu o curso Executivo de Gestão de Projetos da Católica Porto Business School.

Entre 2006 e 2007 coordenou a formação de SIG e GPS numa parceria entre a Proteção Civil do Porto e o Departamento de Geografia da FLUP (SIGEP). Em 2012 fez uma breve incursão na Direção-geral Enterprise and Industry da Comissão Europeia, em Bruxelas, no grupo de trabalho dos sistemas de navegação por satélite (EGNOS).

Desempenha funções como consultora em transportes e SIG na TRENMO desde 2007, onde tem participado em diversos projetos na área da mobilidade, desde estudos de redes de transporte público, sobretudo em territórios de média e baixa densidade, a planos de mobilidade e transportes.

Inês Bartolomeu

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2014 e licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto desde 2006.

Entre 2005 e 2012 colaborou em diversos gabinetes de arquitetura.

Desempenha funções como consultora na TRENMO, desde julho de 2013, em projetos ligados ao planeamento do território e à mobilidade.

Daniel Catalão

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território desde 2015 e licenciado em Geografia desde 2013 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

De setembro de 2014 a junho de 2015 desempenhou funções de monitor em disciplinas do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território na FLUP.

Desempenha funções de Coordenador / Analista SIG na TRENMO desde março de 2014.

Cláudia Moreiras

Mestre em Estatística Aplicada e Modelação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2005 e licenciada em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 2002. Conclui uma pós-graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e completou a parte curricular do programa doutoral em Ciências Empresariais na FEP.

De outubro 2003 a março de 2006 desempenhou funções de Técnica Superior de Laboratório de Ensaios Mecânicos no CATIM.

Integrou a TRENMO em 2006 onde é consultora de modelação e otimização de operações, tendo participado em inúmeros projetos de reestruturação de redes de transporte público, envolvendo as componentes de modelação e otimização de redes, bem como de tratamento de bases de dados.

Simão Portela

Mestre em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2008, tendo em 2016 concluído a certificação como Project Management Professional PMP-PMI.

Entre 2008 e 2011 colaborou com a TRENMO em estudos de procura, desenho de redes e análise/integração tarifária, tendo ainda promovido o desenvolvimento da plataforma CASTOR/4planning (software de gestão operacional). Após breve colaboração na Direção-geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, em Bruxelas, desempenhou funções de gestor de projeto informático na Amadeus IT Group, em França, durante 4 anos (entre 2012 e 2016).

Em janeiro de 2017 retomou a colaboração com a TRENMO onde desempenha funções de consultor em transportes.

Anita Pinto

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2018 e licenciada em Arquitetura Paisagista pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 2009.

Entre 2009 e 2013 desenvolveu projetos de desenvolvimento e planeamento urbano na Dirección General de Paisaje em Valência (Espanha), na OBR Open Building Research em Génova (Itália) e no Atelier Beco da Bela Vista.

Desempenha funções como consultora na TRENMO desde dezembro de 2016, trabalhando em projetos ligados ao planeamento e desenvolvimento territorial.

Catarina Costa

Mestre em Economia, ramo Economia da Empresa, desde 2019 e licenciada em Engenharia e Gestão Industrial desde 2016 pela Universidade de Aveiro.

Integrou a TRENMO em outubro de 2016, estando envolvida em avaliações económicas e financeiras de redes de transporte público, assim como em processos de candidatura a projetos internacionais.

Márcio Oliveira

Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2017, com a dissertação de conclusão de curso na Câmara Municipal do Porto, no mesmo ano.

Integrou a TRENMO em novembro de 2017, estando envolvido em projetos de mobilidade e transportes, nomeadamente no estudo e desenho de redes de transportes públicos.

Tanya Valkanova

Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2018.

Em 2017 esteve integrada numa equipa que colaborou no projeto GPS Engenharia, promovido pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte e no mesmo ano concluiu o curso em BIM (Building Information Modeling) pela Universidade do Minho.

Desempenha funções de técnica de modelação e desenvolvimento de integrações entre sistemas na TRENMO desde setembro de 2018.

Melissa Gama

Mestre em Engenharia Civil na área do Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, pela Universidade de Coimbra desde 2011, tendo iniciado, no mesmo ano, o doutoramento em Sistemas de Transportes, com a tese intitulada Flood Emergency Logistics Management.

Entre 2009 e 2010 foi bolseira de investigação do INESC Coimbra, tendo concluído o trabalho de investigação com a dissertação intitulada Acessibilidade em Meio Urbano - Abordagem Espacial com Análise de Áreas de Influência e Trajectos em Redes, e Aplicação a um Caso de Estudo. Em 2016 foi formadora da Pordata, tendo no ano seguinte iniciado a sua formação profissional na área do Supply Chain como EU Supply Chain analista estagiária na Amazon, no Luxemburgo. Ainda em 2017 iniciou funções como Gestora e Analista do Planeamento da Produção na Science4you.

Integrou a TRENMO em dezembro de 2018, estando envolvida em projetos de mobilidade e transportes.

Sofia Oliveira

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território e licenciada em Geografia desde 2014 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Entre 2013 e 2015 foi Bolseira de Iniciação Cientifica no projeto MODRIS - “Suscetibilidade a processos hidrogeomorfológicos no Norte de Portugal: modelação matemática de base física e de base estatística”. Em 2014 colaborou ainda como monitora em disciplinas do Mestrado de Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território. Entre 2015 e 2018 integrou uma empresa de planeamento e desenho urbano, tendo participado em diversos projetos na área da mobilidade urbana sustentável de âmbito municipal e intermunicipal, nas diversas fases que os compõem, nomeadamente na definição da estratégia e elaboração de propostas.

Desempenha funções de Analista SIG, em diferentes projetos de mobilidade na TRENMO, desde dezembro de 2018.

Rui Castro

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 1998.

Entre 2006 e 2012 integrou a equipa de desenvolvimento da plataforma SAAS CASTOR na TRENMO, software utilizado pela gestão operacional de vários operadores de transporte coletivo. Entre 2018 e 2019 integrou a equipa de desenvolvimento da plataforma urbana do município do Porto na Associação Porto Digital.

Em março de 2019 retomou a colaboração com a TRENMO onde desempenha funções como analista programador.

Erza Raskova

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2018 e licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Pristina (Kosovo) desde 2016.

Colaborou num estúdio de arquitetura em Pristina, em projetos de arquitetura e planeamento urbano, entre outubro de 2015 e setembro de 2016.

Integrou a TRENMO entre outubro de 2017 e julho de 2018 e desde setembro de 2018 que colabora, sobretudo, em processos de candidatura a projetos internacionais.

Darah Leonel

Mestre em Gestão da Mobilidade pela Universidade de Hasselt (Bélgica) e licenciada em Engenharia Civil desde 2016 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Brasil).

Entre 2017 e 2018 desempenhou funções de consultora técnica na área comercial de uma empresa cimenteira no Brasil, onde esteve envolvida em obras de infraestrutura rodoviária. Durante os seus estudos na Bélgica participou em pesquisas de mobilidade urbana organizadas pela Euroregião Meuse-Rhine. Entre fevereiro e maio de 2020 fez um estágio curricular na TRENMO.

Em julho de 2020 retomou a colaboração com a TRENMO estando envolvida em projetos de mobilidade e transportes e em componentes de modelação.

Duarte Ferreira

Mestre em Engenharia Civil - Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 2020.

Integrou a TRENMO em janeiro de 2021, estando envolvido em projetos de mobilidade e transportes, nomeadamente no estudo e desenho de redes de transportes públicos.

Manuel Caldeira

Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, desde 2019, e atualmente a frequentar o Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano na Faculdade de Engenharia, desde 2020.

Trabalhou em ateliers de arquitetura, tendo estado envolvido em projetos de licenciamento e execução de obras. Dedicou-se ainda ao estudo da gestão do território, sendo um dos criadores da página observatoriourbano.pt.

Iniciou a colaboração com a TRENMO em fevereiro de 2021, participando em projetos no âmbito do planeamento e desenvolvimento territorial.

Anna Oliveira

Mestre em Ciências Computacionais desde 2016 e bacharel em Estatística desde 2014 pela UERJ (Rio de Janeiro, Brasil). Em 2016 iniciou o doutoramento em Sistemas de Transportes na Universidade de Coimbra, com a tese intitulada Evaluation and modeling of pedestrian behavior in the presence of electric vehicle.

Entre 2010 e 2011 foi bolseira no Programa Solução Estatística Júnior, a 1.ª empresa júnior de estatística do Brasil. De 2011 a 2012 foi bolseira de Iniciação Científica no projeto Reconhecimentos de Padrões de Tráfego. No final da bolsa participou, enquanto técnica em Estatística, durante 3 meses do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, de onde migrou para um estágio na Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal. Entre 2013 e 2016 integrou a equipa de Deal Advisory da KPMG Brasil, enquanto consultora de Transactions Services.

Integrou a TRENMO em março de 2021 como estagiária.

Catarina Sales

Ingressou no mestrado Integrado em Engenharia Civil, Especialização em Planeamento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2016, estando em fase de conclusão com a dissertação de mestrado na Lunds Technical University (Suécia) na divisão de Transport and Roads.

Integrou a TRENMO em março de 2021 como estagiária.

Cristiana Morais

Ingressou o mestrado Integrado em Engenharia Civil, Especialização em Planeamento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2015, com a dissertação de conclusão de curso na TRENMO. Entre fevereiro e julho de 2020 frequentou a Faculdade de Engenharia Civil e Geodésica da Universidade de Ljubljana (Eslovénia).

Integrou a TRENMO em março de 2021 como estagiária.